Na última quarta-feira, dia 17, o Museu Kuahí - Museu dos Povos Indígenas do Oiapoque inaugurou sua primeira exposição arqueológica: Uma Ponte sobre o Rio Oiapoque.
Esta exposição, com curadoria do arqueólogo francês Dr. Gerald Migeon, foi elaborada em 2011 como parte das atividades de difusão sobre a construção da ponte binacional sobre o Rio Oiapoque. Com foco na arqueologia e na história, a exposição apresenta as ligações que sempre existiram entre as duas margens deste grande rio.
A equipe do Núcleo de Pesquisa Arqueológica do IEPA, que mantém relações de cooperação científica com arqueólogos na Guiana Francesa desde 2007, realizou escavações arqueológicas no sítio da ponte binacional no lado brasileiro (em 2009, em parceria com A Lasca Consultoria, e em 2012 através de convênvio com a SETRAP). Para esta exposição, o Núcleo de Pesquisa Arqueológica do IEPA produziu
os textos sobre arqueologia no Amapá, apresentando resultados das
pesquisas realizadas entre Oiapoque e Macapá.
A exposição, que teve sua inauguração em Caiena em 2011, ganhou uma versão em português em 2012, que esteve aberta à visitação durante o mês de Maio de 2012 no Museu Sacaca, em Macapá. Desde lá, a equipe do Museu Kuahí mostrou-se interessada em receber a exposição, que agora finalmente é exposta na cidade do Oiapoque.
Através de articulações entre as equipes do Museu Kuahí, do Núcleo de Pesquisa Arqueológica do IEPA e do Iepé-Instituto de Pesquisa e Formação Indígena, "Uma Ponte sobre o Rio Oiapoque" é a primeira exposição arqueológica na casa, e faz parte das atividades do Abril Indígena. O acervo arqueológico do Museu Kuahí, formado por poucas peças oriundas do Kumene, foi complementado por seis peças arqueológicas que pertencem ao acervo do Núcleo de Pesquisa Arqueológica do IEPA. As peças representam um pouco da diversidade do patrimônio arqueológico presente entre Oiapoque e Macapá.
A exposição fica aberta até Dezembro de 2013. O endereço do Museu Kuahí é:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O que você achou? Dialogue conosco :)