sábado, 23 de fevereiro de 2013

1º Fest Cumaú: os alunos contam a história

0 comentários
A turma da 6ª série da da E. E. Igarápé da Fortaleza ofertou um presente a quem participou  do 1°  Fest Cumaú! Os alunos, que haviam participado dias antes de uma palestra sobre arqueologia e a Fortificação situada no bairro Igarapé da Fortaleza, expuseram suas ideias sobre a história do Forte.
Eis aqui a turma 611 com sua concepção artística e histórica do Forte Cumaú em "Era uma vez o Forte Cumaú".






















Os alunos também fizeram um livro contando a história do Forte Cumaú. Olhem a imagem dele ao lado da representação da planta do Forte fabricado em argila:






A orientação dos alunos foi da professora Midiani Maciel. Parabéns à turma pela criatividade!

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

1° Fest Cumaú: o patrimônio arqueológico em festa

0 comentários
Passava das 11h:00m da manhã quando a equipe de produção do 1°Fest Cumaú concluiu os últimos acertos na quadra da Escola. E. Igarapé da Fortaleza. Alunos, professores, corpo Técnico da Escola, pesquisadores do Iepa, produtores culturais do Fora do Eixo, uniam esforços em organizar o local que pela tarde receberia o público para o grande acontecimento do bairro Igarapé da Fortaleza naquele dia 15 de fevereiro.
O clima foi de muita descontração! A festa era em favor da valorização do patrimônio arqueológico exemplificado pelas ruínas de uma edificação há muito conhecida por alguns moradores do bairro, o Forte Cumaú. A comemoração também foi pela riqueza da cultura e da história do local.




















Uma parte da quadra foi reservada para a exposição sobre o Forte Cumaú, sua história contada por documentos, pela arqueologia e pelas pessoas que frequentam ainda hoje as ruínas da Fortificação. Foram expostos também alguns artefatos localizados durantes a escavação arqueológica dos 12m², feita no mês de novembro do ano passado.





 O 1° Fest Cumaú também dialogou com outras manifestações da cultura local como dança e  música.


O grupo de dança Meninas do Igarapé, formado por alunas da Escola,  fez uma apresentação de marabaixo.







                                    Atração artística internacional ficou por conta da dupla Mandalabares, (Flor, Argentina e Jhonatan, Chileno), que apresentou um número de  circo.

  
O 1° Fest Cumaú promoveu a aproximação entre a pesquisa, escola e a comunidade. No evento houve espaço para compartilhar o conhecimento científico, por especialitas da área de história, arquitetura e arqueologia.




































Os alunos expuseram os trabalhos com suas percepções sobre o Forte, que incluiam um livro de confecção manual com histórias escritas e uma exposição com desenhos, ambos de autoria dos alunos, sobre a Fortificação.



Parte do evento foi voltada às oficinas ministradas à professores e alunos da Escola. Uma conduzida pelo Núcleo de Pesquisa Arqueológica/ Iepa (como trabalhar com o Forte Cumaú em sala de aula: perspectivas multidisciplinares), outras duas por oficineiros da equipe do Fora do Eixo/Ap (Fotografia e Grito Verde, Cineclube Chico Mendes).

 

































Os parceiros, realizadores e participantes:
O Instituto de Pesquisa e Formação Indígena- Iepé, um grande parceiro do 1° Fest Cumaú, contribuiu com uma diversidade de publicações do Instituto que compuseram  kits sorteados aos participantes do evento.




















O Fora do Eixo, que contribuiu na oferta de oficinas e equipamentos de som, na produção em geral, ainda atuou na cobertura colaborativa





Equipe do Iphan, realizador juntamente com o Iepa e E. E. Igarapé da Fortaleza, comemorou o evento.


A comunidade moradora do Bairro Igarapé da Fortaleza compareceu  à Festa mostrando a vontade de aproximação para com a arqueologia e a apropriação que possuem do patrimônio da localidade.



A Festa para o patrimônio foi também uma oportunidade de conhecer e se aproximar das pessoas que moram no Bairro Igarapé da Fortaleza, de entender como a arqueologia se insere  no cotidiano dessas pessoas e qual a atitude que possuem em relação ao patrimônio existente na comunidade. A maneira com que a arqueologia é apresentada ao público reflete na percepção e atitude que este possui sobre o patrimônio arqueológico local. O 1° Fest Cumaú rendeu uma aproximação positiva! E um potencial qualitativo como instrumento de ação social. Obrigada  Igarapé da Fortaleza, a comunidade está de parabéns!



Para saber mais sobre os parceiros do 1° Fest Cumaú:

Fora do Eixo:

Iepé: