quarta-feira, 6 de junho de 2012

Cenas Megalíticas

1 comentários
No Amapá, na parte norte do Estado, são conhecidos vários sítios arqueológicos com estruturas  feitas de blocos de rochas. São os sítios megalíticos. Edificados em meio a mata ajudam a compreender o passado daquele lugar. 
Existe uma grande diversidade quanto ao formato destas estruturas, elas podem ter uma disposição circular, linear, ou mesmo ter um formato irregular de arranjo no terreno. 

Neste post imagens de alguns sítios megalíticos do norte do Amapá, onde podemos ver, além da diversidade de suas formas, um pouco como está hoje a paisagem que os envolve, cenários que juntando-se aos sítios fazem parte deles como paisagens também construídas. As fotos são anteriores a  intervenções arqueológicas. São um primeiro olhar sobre os megalitos. 

Abaixo duas vistas aéreas do sítio AP- CA-18, onde se vê o igarapé Rego Grande, a mata que o margeia e  a colina onde foram colocados os megalitos.



Olhando mais de perto... alguns blocos do conjunto megalítico AP-CA-18, foto tirada antes das primeiras escavações.

Foi necessário grande esforço humano para a construção destes sítios, já que cada bloco de rocha, não fazendo parte da formação natural do solo no locais das construções, teve que ser levado até eles. As rochas podem ter sido retiradas dos afloramentos naturais que fazem parte da paisagem da região.

Às margens do igarapé Rego Grande existem vários pontos de afloramento de rochas formando lajedos. Na foto um deste lajedos sobre o qual encontram-se fragmentos de cerâmica arqueológica em abundância, é o sítio AP-CA-20.


Algumas estruturas megalíticas já eram conhecidas dos moradores locais ou  identificadas por pesquisadores anteriormente:
Alguns conjunto de blocos Sítio AP-CA-04, a esquerda foto quando de sua relocalização em 2007, a direita imagem do mesmos megalitos registrada pelo etnólogo Nimuendajú em 1920. Nele os megalitos estão dispostos em uma linha irregular com comprimento de cerca de 120 m onde observam-se conjuntos de blocos separadamente.



















Este é um sítio que recebeu intervenção de não- arqueólogos . Passados alguns anos da ação dos curiosos,  alguns materiais ainda estavam expostos sobre solo, evidentemente, já fora de seus contextos arqueológicos. Sítio AP-CA-04, com material cerâmico exposto em superfície.

O sítio AP-CA-03: José Antônio também foi identificado por Nimuendajú. Este sítio está alinhado por cerca de 100m de extensão. Em parte do alinhamento existem pequenos blocos de rochas postos em um  formato quadrangular.

AP-CA-23: nele as rochas estão em sua maior parte deitadas sobre o solo , com poucas de pé. São um arranjo em formato quadrangular.

Sítio AP-CA-21, onde foi realizada uma pequena escavação sistemática no mês de maio/2012. É uma estrutura megalítica em formato de recinto circular. Na foto um tronco de árvore caído sobre um dos megalitos do conjunto.

 Os conjunto rochosos do sítio AP-CA-30: Sete Ilhas estão localizados sobre uma colina em área cuja vegetação é de cerrado. Observe na esquerda ao fundo da imagem uma torre de linha de transmissão de eletricidade que impacta a paisagem do sítio. Os blocos que estão de pé chegam a medir 1m sobre o solo.


Outras cenas...


Megalitos em disposição circular contornando um tronco de árvore.

Fotos: Arquivos do Núcleo de Pesquisa Arqueológica/ Laboratório Peter Hilbert, IEPA.