quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

2 comentários
Em plena volta da escavação, não podíamos deixar de mostrar esta pequena urna encontrada no sítio Laranjal do Jari 2. O estilo singular da chamada fase Koriabo é muito claro, com incisões e apliques variados, além da forma especialmente interessante. Ao que parece, o Amapá é um lugar interessante para contribuir com as discussões sobre este estilo guianês de cerâmicas.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Koriabo em Ferreira Gomes

0 comentários
Pesquisas do CEPAP, da UNIFAP identificaram peças Koriabo em um sítio na área de construção da UHE Ferreira Gomes. Cada vez mais os sítios Koriabo se multiplicam no Amapá, confirmando uma hipótese desta cultura arqueológica ter tido origem conjunta com Mazagão e Aristé...
Ver notícia e fotos em http://www.unifap.br/info.php?operacao=mostrar&cod_noticia=4888

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Escavação Laranjal do Jari 2

2 comentários


Cerâmicas Antigas Laranjal 2

0 comentários


Surpresa na escavação do Laranjal 2, abaixo da camada de terra preta com cerâmica Koriabo, uma segunda ocupação, a cerca de 70 cm de profundidade, caracterizada por estruturas de fogão, com debitagem de quartzo e pequenas cerâmicas. Certamente faz parte de um horizonte arcaico já datado por nós em outra região, e com datações radiocarbonicas de 4000 a 7000 AP.