quinta-feira, 21 de março de 2013

Seminário Forte Cumaú: História, Arqueologia e Comunidade

Ao longo de 11 meses, uma equipe de pesquisadores, estudantes e moradores do bairro Igarapé da Fortaleza participaram de uma pesquisa sobre a história do Forte Cumaú. Os resultados, que abarcam Arquitetura, História, Educação, Arqueologia e Cultura, serão apresentados no Seminário “Forte Cumaú: História, Arqueologia e Comunidade”, que vai acontecer no dia 26 de Março, no Auditório Waldomiro Gomes, do Museu Sacaca, em Macapá.
O Forte Cumaú é uma construção histórica, do período colonial, construída por ingleses no século XVII, na foz do Igarapé da Fortaleza, limite municipal entre Macapá e Santana. Seus vestígios resistiram aos séculos de história e serviram de fonte para a primeira pesquisa arqueológica sobre este forte.
O projeto geral, coordenado pelo IEPA, originou-se de demandas da própria comunidade do bairro, que solicitou ao IPHAN e ao Ministério Público ações para a valorização e proteção deste patrimônio histórico-cultural. Através de licitação, o IPHAN contratou o IEPA para realização das pesquisas, organizadas em quatro eixos: História, Arquitetura, Arqueologia e Divulgação. As pesquisas foram desenvolvidas por uma equipe multidisciplinar, liderada por pesquisadores de diferentes instituições públicas, como o próprio IEPA, a Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) e o Museu Paraense Emilio Goeldi (MPEG).
No Seminário “Forte Cumaú: História, Arqueologia e Comunidade” serão apresentados os resultados dos quatro eixos de pesquisa, contribuindo para a difusão do conhecimento e para o envolvimento da sociedade civil na valorização deste patrimônio histórico e cultural do Estado do Amapá.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas com antecedência no endereço Núcleo de Pesquisa Arqueológica do IEPA, localizado na Av. Feliciano Coelho, 1509. Informações pelo telefone: 3212 5342 ramal 238.
Programação:
Forte Cumaú: História, Arqueologia e Comunidade
Data: 26 de Março de 2013, das 14h às 18h.
Local: Auditório Waldomiro Gomes do Museu Sacaca (Av. Feliciano Coelho, 1509)
Seminário “Forte Cumaú: História, Arqueologia e Comunidade”
Programação:
14h: Abertura Oficial do Evento
Palestra 01: A história do Forte Cumaú – Dr. Augusto de Oliveira (IEPA)
Palestra 02: O Forte Cumaú e sua preservação – Msc. Eloane Cantuária (UNIFAP)
Palestra 03: O tombamento de bens arqueológicos – Sr. Djalma Santiago (IPHAN)
16h: Coffe Break
Palestra 03: Arqueologia do Forte Cumaú – Dr. Fernando Marques (MPEG)
Palestra 04: Memória e patrimônio: De quem é o Forte Cumaú? – Msc. Mariana Cabral (IEPA)
Debate: Dr. Augusto de Oliveira (IEPA), Dr. Fernando Marques (MPEG), Sr. Djalma Santiago (IPHAN-AP), Msc. Eloane Cantuária (UNIFAP), Msc. João Darcy de Moura Saldanha (IEPA). 
Incrições gratuitas no Núcleo de Pesquisa Arqueológica do IEPA ou no dia do evento, no próprio local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou? Dialogue conosco :)