domingo, 27 de fevereiro de 2011

Ananatuba em Cheque




A fase Ananatuba, criada por Meggers e Evans em 1957, seria a primeira cultura ceramista da Foz do Amazonas. Até as pesquisas na ilha de Marajó de Denise Schaan para sua tese de doutorado, a única datação de C-14 disponível para Ananatuba era de 980+-200 BC. Denise escavou dois sítios da fase, conseguindo datações de 500 BP, que ela considerou invalidas por serem muito recentes.
Recentemente, um sítio Ananatuba foi por nós escavado em Macapá. A escavação em área ampla obteve, pela primeira vez, a estrutura de um fundo de casa formado por barro queimado, além de fossas, talvez de estocagem. Duas amostras (derivadas de dentro de estruturas, não soltas na camada) foram datadas, e obtemos datas de 1000 BP.
Agora o problema de pesquisa é a correta posição cronológica da Ananatuba: Aceitamos a (única e derivada de escavação em niveis artificiais feita a mais de 20 anos) data de cerca de 3000 BP, ou revisamos a cronologia da Foz do Amazonas com as tres datações mais recentes (e derivadas de contextos fechados, no interior de estruturas)?

Um comentário:

O que você achou? Dialogue conosco :)